as coisas que conta um português que anda pela Rússia
Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2009
PATRIARCA KIRILL

 

 

Algumas ideias depois da entronização do Patriarca.

À mó de parêntesis, quando se assiste à liturgia de entronização no “quadrado” reservado à Imprensa, as impressões sobre o que se está a passar misturam-se com a luta por conseguir um espaço para ver alguma coisa (ou para fotografar), entre as pernas, braços e câmaras, dos fotógrafos e operadores das inúmeras televisões, que, com as suas escadinhas, constroem uma parede, entre nós e os acontecimentos.

Para além da solenidade e da pompa, que a cerimónia teve, a sublinhar que a entronização de um patriarca é um acontecimento para o mundo inteiro, e que, entre as Igrejas de bizantinas, a Igreja Ortodoxa Russa é a maior, eu diria que alguns elementos podiam ser percebidos como uma mensagem expressa pelas circunstâncias e imagens.

Talvez o que mais saltava à vista, era a ligação da Igreja e do Estado. Kirill na sua homilia final, sublinhou que as relações entre a Igreja e o Estado se devem desenvolver “numa base constitucional” e ao “serviço do bem da Igreja e para bem do povo”.

No entanto, a cerimónia sublinhava a importância da ligação com as autoridades. O presidente Dmitri Medevedev (com a esposa) e o primeiro-ministro Vladimir Putin (sem esposa) ocupavam um lugar de grande destaque. Além dos cumprimentos oficiais, Medvedev e Putin foram convidados a entrar junto ao altar, para além da iconóstase, onde normalmente só têm acesso os sacerdotes, por duas vezes. A agitação dos fotógrafos era maior quando se movimentava alguma coisa no “balcão” onde estavam estas as altas personalidades civis, do que quando se abriam as portas principais da iconóstase e o novo Patriarca aparecia para dar mais uma bênção ao povo.  

A presença de responsáveis de outras Igrejas era reduzida. Não sei se é de regra ser assim, mas enquanto no funeral de Alexis II, esteve o patriarca Bartolomeu I, de Constantinopla, o patriarca Ilia II, da Geórgia, etc., etc. Desta vez esteve (só) o patriarca de Alexandria, Teodoro, e os chefes (metropolitas) das Igrejas Ortodoxas da Polónia e da Checoslováquia (a Igreja Ortodoxa é ainda dos dois países). As outras igrejas fizeram-se representar a um nível mais baixo...

Pareceu-me ainda que uma importância especial era dada ao tema da unidade da Igreja Ortodoxa Russa (IOR), tendo em conta que uma boa parte desta se encontra nos países que se tornaram independentes com a desintegração da URSS. A Ucrânia corresponde a mais de um terço dos fiéis da IOR. Esta atenção da a entender que Kirill vai fazer de tudo para manter a Igreja da Ucrânia ligada a Moscovo, o que, nos tempos que correm pode não ser tarefa fácil.

Da homilia do patriarca Kirill, vinha em relevo o diálogo entre as Igrejas Ortodoxas, para fortalecer a unidade. Não havia nenhuma referência ao ecumenismo, nem em relação à Igreja Católica, nem a outras, apesar da representação, relativamente numerosa de várias estruturas da Igreja Católica. Uma boa parte dos sectores mais conservadores da IOR, considera o ecumenismo um fenómeno negativo.

O Patriarca sublinhou, como “um sinal de Deus”, que a entronização se realizava no dia de S. Marcos Éfeso, o bispo que se recusou a assinar o acto de união entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, no concílio de Florença (1439). Segundo Kirill, S. Marcos (santo da Igreja Ortodoxa, naturalmente) foi um corajoso defensor da fé ortodoxa.  



publicado por edguedes às 10:36
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

VICTOR HUGO PONTES NO "IN...

RÚSSIA E POLÓNIA DEPOIS D...

RE-START

"SHAKHIDKA"

AINDA ATENTADOS

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

RECOMEÇAR

ASSASSÍNIO DE SACERDOTE C...

arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Novembro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

tags

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds