as coisas que conta um português que anda pela Rússia
Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009
ECOS DA SALA DO TRIBUNAL (2)

 

Provavelmente amanhã saberemos o que decidiram os jurados, chamados a pronunciar-se no caso do assassínio de Anna Politkovskaia. Nos últimos dias falou a acusação, falou a defesa e por último pronunciaram-se os réus. Estes continuam a garantir que não fizeram nada e que estão absolutamente inocentes. A versão final apresentada pela acusação coincide em muitos aspectos com uma versão apresentada pela jornalista Iúlia Latinina à qual me referi há algum tempo atrás. Segundo os procuradores, a encomenda do crime foi feita a um certo Lom-Ali Gaitukaev, por volta de Junho ou Julho de 2006 (recorde-se que o assassínio de Politkovskaia se deu a 7 de Outubro desse ano). Mas Gaitukaev foi preso em Agosto desse ano e teria transmitido o encargo a um ex-elemento da polícia Serguei Khadjikurbanov, que é um dos réus. Khadjikurbanov é acusado de ter sido o organizador do crime, de ter comprado a arma do delito e distribuído as tarefas. Gaitukaev é tio dos outros dois réus do homicídio, que são Ibraguim e Djabrail Makhmudov, acusados de cumplicidade e de terem acompanhado o autor dos disparos ao local do crime. O “killer” teria sido um terceiro irmão Makhmudov, de nome Rustam. Gaitukaev figura no caso como simples testemunha.

 

A versão de Iúlia Latinina tem outros elementos. Recordo aqui o que já tinha referido há algum tempo atrás a propósito do artigo de Latinina.

A cadeia de intervenientes apontada por Iulia Latinina é a seguinte. Como personagem central na organização poderá estar Lom-Ali Gaitukaiev, uma “autoridade” do crime organizado russo, ligado a um grupo da assim chamada “mafia chechena”, o grupo de Lazania (nome do restaurante onde se reuniam). Ao que parece cabia a ele organizar as coisas. Mas Gaitukaiev foi preso no verão de 2006, por tentativa de homicídio de um “businessman” ucraniano, e apanhou 15 anos de cadeia. Gaitukaiev é tio dos irmãos Makhmudov, dos quais dois estão presos, como suspeitos no caso Politkovskaia, e um terceiro, que anda a monte, é o suspeito principal de ser o executor do crime. À falta de Gaitukaiev, recorreram ao contacto de Chamil Buraiev, como elemento de ligação com os Makhmudov, e daí os telefonemas do oficial do FSB, Pavel Riaguzov, que supostamente terá fornecido a morada de Politkovskaia, obtida nos ficheiros do FSB.

Iulia Latinina liga outro acontecimento, ocorrido no princípio deste ano, ao caso Politkovskaia. Foi raptado, em Janeiro, Movlad Altangueriev, considerado a autoridade máxima da “mafia chechena”, ligado também ao grupo de Lazania. Altangueriev, velho amigo de Gaitukaiev, segundo a jornalista, é “uma das mais prováveis candidaturas a intermediário da encomenda (do crime)”

 

Um dos argumentos da acusação é que, das listas detalhadas de telefonemas, resulta que os irmãos Makhmudov estiveram perto da casa de Anna Politkovskaia no dia do crime e falaram entre si. No tribunal declararam que não se recordam do que é que estavam a fazer perto da casa da jornalista no dia em que esta foi morta.

Nas últimas intervenções da acusação, as duas procuradoras (Vera Pachkovskaia e Iúlia Safina), chamaram a atenção para algumas das contradições da defesa, entre estas as referências às imagens, gravadas em video, do assassino. Gaitukaev afirmou que não podia ser o seu sobrinho Rustam, porque este é bastante mais baixo. Os irmãos tinham afirmado que não podia ser Rustam, porque este é mais alto e mais forte. Quase no fim do processo, a defesa e os parentes “de repente lembraram-se” que Rustam Makhmudov coxeia e o homem que aparece no video não...

Veremos o que vão dizer os jurados amanhã.



publicado por edguedes às 21:51
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

VICTOR HUGO PONTES NO "IN...

RÚSSIA E POLÓNIA DEPOIS D...

RE-START

"SHAKHIDKA"

AINDA ATENTADOS

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

RECOMEÇAR

ASSASSÍNIO DE SACERDOTE C...

arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Novembro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

tags

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds