as coisas que conta um português que anda pela Rússia
Segunda-feira, 6 de Abril de 2009
QUEM MATOU IAMADAIEV?

 

 

As autoridades do Dubai acusam personagens da “elite” que actualmente governa a Chechénia de estarem por detrás do assassinato de Sulim Iamadaiev.

No dia 28 de Março, foi vítima de um atentado no Dubai, Sulim Iamadaiev, tenente-coronel do exército russo, ex-comandante do batalhão “Vostok” (Oriente), estacionado na Chechénia, uma das estruturas militares que não se encontra sob jurisdição do poder local, ou seja que não está submetida directamente a Ramzan Kadirov. De acordo com alguns observadores, o batalhão “Vostok” foi criado com base na gente fiel ao clã Iamadaiev. Sulim Iamadaiev passou à reserva pouco depois da guerra na Ossétia do Sul (Agosto de 2008), onde ele e os homens do “Vostok” tiveram a sua quota-parte. Antes disso os conflitos entre Iamadaiev e Kadirov tinham-se tornado notórios, alternando-se os momentos em que se chegou a trocas de tiros e detenções entre forças do “Vostok” e forças da presidência local, com “pactos” de convivência mais ou menos pacífica. Os Imadaiev constituem uma das famílias mais influentes de Gudermess, a segunda cidade chechena, onde, no Outono de 1999, Akhmad Kadirov (pai do actual presidente da Chechénia) conseguiu negociar com o comando do exército russo (general Trochin), para que a cidade não fosse tocada. Os Iamadaiev, que representavam uma força notável na cidade, foram participantes do plano de Kadirov. Mas com Ramzan as coisas foram-se azedando. Sulim não é o primeiro dos Iamadaev a morrer sem ser de morte natural. Em Setembro do ano passado, foi morto a tiro no centro de Moscovo, o irmão mais velho, Ruslan Iamadaiev. Um outro irmão, que também fazia parte do batalhão “Vostok” foi morto durante uma operação no sul da Chechénia (Vedeno).

Depois de vários dias de investigações, detenções e interrogatórios, a polícia do Dubai diz ter chegado a algumas conclusões, prendeu dois homens, um iraniano e um tadjique, e emitiu mandados de captura relativos a um cidadão do Cazaquistão e três russos. Mas o mais relevante é que afirma ter chegado à conclusão de que o crime foi encomendado por Adam Delimkhanov, deputado na Duma de Estado da Rússia e figura próxima de Ramzan Kadirov. O nome de Delimkhanov tinha já sido citado aquando do assassínio de Ruslan Iamadaiev e de um outro inimigo de Ramzan Kadirov, morto em Moscovo à cerca de 3 anos e meio, Movladi Baissarov.

Os argumentos dos investigadores do Dubai para fazerem a acusação a Delimkhanov só são conhecidos em parte. Um dos detidos, teria confessado que a arma utilizada no crime tinha sido dada por um elemento da guarda de Delimkhanov. A polícia do Dubai afirma ainda que não conseguiu obter colaboração por parte das autoridades chechenas, o que poderia confirmar que estas não estariam interessadas em que se chegasse ao termo da investigação.

A questão é que, se se confirmarem as suspeitas das autoridades do Dubai, esta pode ser mais uma peça du puzzle, para se perceber o esquema de vários outros crimes, que se cometeram contra inimigos do actual regime checheno. Recorde-se ainda o assassinato, na Áustria de Umar Israilov, ex-elemento da guarda de Kadirov, em Janeiro deste ano, que se tinha manifestado disposto a referir crimes que tinha visto. E não podemos deixar de recordar que, no caso de Anna Politkovskaia, a pista não confirmada em tribunal, mas apresentada pelas investigações, também apontava para a Chechénia.

Por enquanto, o assassinato de Iamadaiev ainda apresenta mais perguntas do que respostas, mas se a polícia do Dubai conseguir avançar nas investigações, pode ser que se iluminem várias outras histórias.

 

 



publicado por edguedes às 13:00
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

VICTOR HUGO PONTES NO "IN...

RÚSSIA E POLÓNIA DEPOIS D...

RE-START

"SHAKHIDKA"

AINDA ATENTADOS

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

RECOMEÇAR

ASSASSÍNIO DE SACERDOTE C...

arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Novembro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

tags

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub