as coisas que conta um português que anda pela Rússia
Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2008
MAIS PROVÁVEL UM ENCONTRO ENTRE BENTO XVI E ALEXIS II

Algumas notícias que apareceram nos últimos dias levam a pensar que um encontro entre o papa Bento XVI e o patriarca Alexis II da Igreja Ortodoxa Russa possa estar para breve. O que me leva a pensar que o acordo entre ambas as partes esteja já em fase adiantada é a sintonia que sobressai das afirmações das pessoas que conduzem o processo. O Núncio Apostólico em Moscovo, monsenhor António Mennini, em recentes declarações à Rádio Vaticano, comentando o encontro tido com o Patriarca de Moscovo por altura do Natal Ortodoxo, afirmou que “vai chegar também esse momento” (do encontro do Papa com o Patriarca) acrescentando que “existem todos os sinais que nos levam a esperar num desenvolvimento positivo”. O encontro do Núncio com o Patriarca foi no final da Liturgia de Natal (correspondente à Missa do Galo), na Igreja de Cristo Salvador, onde se encontrava na companhia do novo bispo católico de Moscovo, monsenhor Paolo Pezzi. Nessa ocasião, Alexis II, pediu para transmitir a Bento XVI a sua “estima, proximidade e fraternidade”.

            Por seu lado, o metropolita Kirill, numa recente entrevista à revista alemã Der Spiegel, afirmou ser “perfeitamente possível” um encontro entre o Papa e o Patriarca num terceiro país. O metropolita declarou que “desde que foi consagrado Papa Bento XVI, as nossas relações melhoraram”. Um dos motivos é que “ele (Bento XVI) retirou da ordem do dia a questão de uma visita a Moscovo”. Na opinião do metropolita Kirill, uma tal visita “não resolvia nenhum problema e levantaria alguns novos”. Kirill, é considerado a segunda figura da Igreja Ortodoxa e dirige o Departamento de Relações Externas, que tem a seu cargo os contactos com a sociedade civil, com as autoridades e as relações com as outras Igrejas. Na opinião de muitos observadores, há uma grande probabilidade de vir a ser ele o sucessor de Alexis II. “Podem-se assinar os papéis que se quiser, mas se não temos o sentimento de que nos amamos, de que somos uma família, de que precisamos uns dos outros, não há união”, comentou o metropolita a propósito das relações entre as duas Igrejas.

            As diferenças doutrinais entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa são muito poucas, e na opinião de alguns especialistas, os motivos de discórdia dependem muito mais de uma diplomacia directa, que envolve o estabelecimento de relações de confiança recíproca, do que de discussões teológicas ou da resolução de problemas concretos. No entanto, a Igreja Ortodoxa Russa, aponta frequentemente como motivo das actuais divergências, “o proselitismo” praticado pelos católicos no “território canónico” da Igreja Ortodoxa, e os conflitos (incluindo disputa e ocupação de igrejas) com a Igreja Católica de rito Bizantino, que se ocorreram na Ucrânia, durante os anos noventa.

            Segundo alguns observadores, o facto de o actual Papa ser alemão, também é visto como um factor positivo, relativamente à nacionalidade polaca de João Paulo II. Na Rússia existem mais preconceitos relativamente aos polacos do que relativamente aos alemães, não obstante a experiência trágica da II Guerra Mundial. Nos últimos anos, o feriado do dia 7 de Novembro, correspondente à Revolução de Outubro (segundo o calendário antigo era 25 de Outubro) foi substituído pelo 4 de Novembro, em que se festeja a libertação de Moscovo da ocupação polaca, durante os “tempos agitados”, no início do século XVII.


publicado por edguedes às 16:01
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

VICTOR HUGO PONTES NO "IN...

RÚSSIA E POLÓNIA DEPOIS D...

RE-START

"SHAKHIDKA"

AINDA ATENTADOS

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

METROPOLITANO DE MOSCOVO ...

RECOMEÇAR

ASSASSÍNIO DE SACERDOTE C...

arquivos

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Novembro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

tags

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds